Viajar para a Europa é um sonho para muitos brasileiros. No entanto, quando o assunto é usar dinheiro fora do Brasil, quando você paga em REAIS, surgem várias dúvidas importantes: "Como evitar taxas abusivas?", "Como levar euros em segurança?", "Posso sacar dinheiro na Itália ou em outros países da europa?".
Uma das soluções mais práticas, seguras e econômicas atualmente é utilizar o Wise (antigo TransferWise). Existem outras plataformas semelhantes como o Remessa Online, mas aqui eu vou falar do Wise e te explicar TUDO. Essa plataforma funciona como uma conta multimoeda, com cartão pré-pago internacional, e oferece taxas muito mais baixas do que as cobradas por bancos tradicionais ou casas de câmbio.
O que é o Wise?
O Wise é um banco digital internacional, seguro, que permite que brasileiros abram uma conta em reais (BRL) e também em outras moedas, incluindo euro (EUR). A principal vantagem é a possibilidade de converter o dinheiro para euros com o câmbio comercial, evitando o spread bancário normalmente cobrado em conversões. Ou seja, é mais barato do que você utilizar seu cartão de crédito internacional.
Além disso, o Wise oferece a opção de solicitar um cartão físico ou virtual, que pode ser utilizado para compras em qualquer país europeu e também para saques em caixas eletrônicos. Isso facilita muito o controle financeiro durante a viagem, garantindo mais segurança e menos custos.
Vantagens de usar Wise na Itália e na Europa
Uma das maiores vantagens do Wise é a transparência nas taxas. Ao contrário dos bancos tradicionais, que adicionam custos escondidos na conversão, o Wise utiliza a taxa real do mercado (taxa comercial).
Outra vantagem importante é a possibilidade de evitar andar com grandes quantias em dinheiro, já que o cartão pode ser usado em qualquer estabelecimento que aceite Visa ou MasterCard. Além disso, é possível realizar saques em caixas eletrônicos (ATMs) em toda a Europa.
Todo o controle da conta, conversões e gastos pode ser feito diretamente no aplicativo, de forma simples e rápida. Para quem viaja com frequência ou planeja uma longa temporada na Europa, essa opção é muito mais vantajosa e prática.
Agora vou te ensinar como abrir sua conta Wise (passo a passo)
1. Crie a conta
O primeiro passo é baixar o aplicativo Wise no seu celular ou acessar o site oficial (www.wise.com). Em seguida, faça o cadastro com seus dados pessoais, como nome, e-mail, telefone e endereço.
Será necessário enviar uma foto do seu documento (pode ser o passaporte ou RG) e um comprovante de residência recente (como uma conta de luz ou água). O processo de verificação costuma ser bem rapidinho, e é seguro.
Dica: Utilize meu convite e transfira os primeiros R$3.000 pra sua conta SEM PAGAR TAXA.
2. Deposite reais (BRL)
Depois de criar a conta, você poderá enviar dinheiro para sua conta Wise via TED ou PIX, facilitando bastante para quem está no Brasil. No aplicativo, basta selecionar a opção "Adicionar dinheiro" ou "Depositar" e escolher o real (BRL) como moeda de origem.

Insira o valor desejado para depósito e você verá imediatamente quando você receberá em EURO e quais os valores das taxa e valor do câmbio do dia.
3. Converta para euro (EUR)
Assim que o valor em reais estiver disponível na sua conta Wise, você poderá convertê-lo para euro. No aplicativo, selecione "Converter" e escolha euro como moeda de destino.
O próprio app mostrará a taxa de câmbio em tempo real e o valor exato que será recebido após a conversão.
Uma dica importante: é melhor converter antes da viagem, pois assim você garante um câmbio mais previsível e evita pagar taxas de conversão toda vez que usar o cartão na Europa.
4. Solicite seu cartão Wise
No aplicativo, você pode solicitar o cartão físico (Visa ou MasterCard pré-pago). O prazo médio de entrega no Brasil costuma ser de 2 a 3 semanas e não tem custo. Vale muito a pena!

Enquanto o cartão físico não chega, é possível usar o cartão virtual, que fica disponível imediatamente no app. Ele funciona tanto para compras online quanto para pagamentos por aproximação em lojas físicas.
Como sacar dinheiro em euro na Itália
Quando estiver na Itália (ou em qualquer país europeu), você pode usar seu cartão em caixas eletrônicos que aceitem Visa ou MasterCard.
Em geral, os primeiros 200 euros em saques por mês são gratuitos; a partir desse valor, uma pequena taxa passa a ser cobrada (só no saque!). É possível sacar diretamente em euros, já convertidos na sua conta Wise, o que evita custos extras.

Agora eu vivo na europa, mas antes de morar aqui eu sempre utilizei o Wise para realizar esses saques. Hoje em dia continuo utilizando quando viajo para outros países fora da zona do euro.
Principais dúvidas dos brasileiros:
Preciso ter uma conta bancária na Europa para usar Wise? Não. O Wise funciona de forma independente, e você gerencia tudo pelo aplicativo brasileiro.
Posso usar o Wise para pagar hotéis ou reservar passeios? Sim. O cartão Wise funciona como qualquer cartão internacional e pode ser utilizado para compras online ou presenciais em toda a Europa.
E se eu quiser levar um pouco de dinheiro em espécie? Você pode

usar o cartão para sacar em euro diretamente nos caixas eletrônicos. Mesmo assim, é sempre recomendável ter uma pequena quantia em espécie para emergências. Eu, por exemplo, sempre chegava na europa com 500€ em espécie.
Por que converter reais em euros antes da viagem?
Converter antes evita o pagamento do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) e outras taxas extras toda vez que você utiliza o cartão. Além disso, você garante o câmbio do dia da conversão (Vai viajar? Fique sempre de olho no valor do euro!), o que permite maior previsibilidade no orçamento.
Também é muito mais seguro do que carregar grandes quantias em espécie, além de permitir acesso fácil ao saldo em euros para gastar ou sacar quando precisar.
Meu hack ao viajar: sempre comprei euros (pagando em reais), de pouquinho, quando valor do euro despencava, assim conseguia aproveitar melhor a conversão.

Conclusão
Usar o Wise é uma das formas mais inteligentes e econômicas para brasileiros viajarem pela Itália (e por toda a Europa). Com taxas baixas, segurança, atendimento, flexibilidade e total controle via aplicativo, você consegue aproveitar muito mais a viagem sem surpresas desagradáveis no extrato.
Se você planeja explorar Roma, Veneza, Florença ou qualquer outra cidade europeia, por menor que seja, considere abrir sua conta Wise, converter reais em euros antes de embarcar e curtir cada momento com tranquilidade.
Gostou do guia? Compartilhe com quem você conhece que precisa dessas dicas ou está planejando uma viagem para a Europa!
Se ficar com dúvidas, deixe um comentário ou entre em contato.Esse conteúdo não foi gerado por IA, mas por uma pessoa que utiliza esse serviço!
www.fotosnaitalia.com.br